Skip to content

Como aproveitar a proteína natural dos alimentos?

Como aproveitar a proteína natural dos alimentos?

Como aproveitar a proteína natural dos alimentos?

Se você está treinando com o objetivo de melhorar a sua forma física, tanto como para se sentir em forma ou para aumentar a sua massa muscular. Você deve ter escutado ou lido em algum lugar que o seu estilo de vida deverá estar em harmonia para poder conquistar os objetivos desejados. Desse modo, a alimentação tem um papel fundamental na hora de crescer a sua massa muscular.

Nesse sentido, como um dos elementos mais importantes da dieta de um atleta, a proteína deverá ser o carro-chefe da sua alimentação. Contudo, é importante entender que além de uma dieta proteica, é fundamental incrementar alimentos que auxiliem a absorção da proteína pelo nosso organismo.

Proteína natural: assimilação lenta x assimilação rápida

Quando nos alimentamos, processamos tudo o que comemos desde o momento que o alimento toca a nossa boca. Mas é através do intestino que começaremos a absorver os nutrientes de cada alimento em questão.

Por essa razão que existe uma grande e variada quantidade de produtos e batidos proteicos para auxiliar o atleta com a concentração de proteínas necessária. Nesse sentido, existem alimentos que possuem uma estrutura muito mais complexa que outros e por isso a sua absorção é mais lenta. Porém, consumir proteínas de forma natural tem muitas vantagens, mesmo que em alguns casos a sua absorção seja mais lenta.

Alimentos ricos em uma fonte de proteína natural

Sendo assim, uma das melhores formas para aproveitar as proteínas que comemos consiste em cozinhá-las primeiro, principalmente as mais difíceis de digerir. Desse modo, o peixe de carne branca pode ser considerado como uma das melhores recomendações como fonte de energia. Isto é, além de ter uma quantidade de gordura muito reduzida, também consiste de uma excelente fonte de ômega 3.

Esses alimentos depois que chegam ao nosso estômago, são mais fáceis de digerir, ainda mais se não possuem uma grande quantidade de gordura e hidratos de carbono. Portanto, é importante saber que se misturamos alimentos de assimilação rápida com outros que não são, diminuiremos outra vez a rapidez do nosso metabolismo.

Catalisadores da proteína natural

Da mesma forma que existem alimentos que vão prejudicar a absorção da proteína, existem outros que são beneficiosos. Por isso que se incrementarmos esses alimentos em uma dieta proteica, será possível aproveitar de todos os benefícios da proteína natural.

Em primeiro lugar, o mamão é considerado aliado número 1 de uma dieta proteica, justamente pela enzima produzida por essa fruta. Em outras palavras, a papaína encontrada no mamão tem um papel muito similar a pepsina e auxilia na absorção da proteína pelo nosso organismo.

Maneiras de melhorar a digestão dos alimentos

Outros alimento que deveriam estar incorporados em uma dieta proteicas são o figo e o kiwi. Isto é, ambos possuem componentes que melhoram a digestão. Portanto, permitindo que o nosso metabolismo trabalhe de uma forma muito mais eficaz absorvendo todos os nutrientes necessários.

Finalmente, um dos alimentos que também são essenciais para uma dieta equilibrada são os hidratos de carbono. Porém, não são todos os hidratos de carbono, mas alguns são essenciais para proteger os aminoácidos que se decompõem no processo digestivo.