Skip to content

Os benefícios do café estudados pela ciência

Os benefícios do café estudados pela ciência

Os benefícios do café estudados pela ciência

Sem sombra de dúvidas uma das bebidas mais difundidas pelo mundo inteiro é o café. De fato, no período colonial ela era conhecida como ouro negro e por muitos anos foi considerada um dos principais produtos econômicos do Brasil. Mas você sabe porque o ela é uma bebida tão famosa no mundo inteiro?

Nesse sentido, esse artigo servirá como uma guia para entender um pouco mais sobre essa famosa bebida e por que ela continua sendo tão famosa no mundo. Para isso, nos baseamos em estudos científicos recentes para desvendar todos os mistérios sobre o café. Como também seus benefícios e até quando o seu consumo pode ser considerado saudável.

O segredo do café

Provavelmente todos conhecem o segredo do café e por que ele é tão apreciado por estudantes e como uma bebida estrela no café da manhã do brasileiro. Pois é, o segredo dessa bebida reside na famosa cafeína, o composto químico encontrado no café e em algumas outras plantas e produtos.

Desse modo a cafeína é a responsável pelo famoso despertar resultante de uma dose de café. Desse modo ela pode se considera como uma droga psicoativa que estimula o nosso sistema nervoso produzindo vários efeitos no nosso organismo. Contudo, por ser considerada uma droga estimulante vale ressaltar que o seu consumo deve ser moderado, já que um consumo excessivo poderá ocasionar efeitos secundários indesejados.

Como funciona a cafeína no nosso organismo?

Muitos estudos realizados em humanos revelam que a cafeína melhora vários aspectos da função cerebral. Ou seja, entre elas estariam a memória, o ânimo, a vigilância, os níveis de energia, o tempo de reação e as funções cognitivas em geral. Além disso, beber café nos mantêm acordados por mais tempo o que pode acarretar um dos primeiros sinais de que o consumo de cafeína talvez poderá ser excessivo.

Assim sendo, fisiologicamente, a cafeína funciona como um antagonista do receptor da adenosina. Em outras palavras, a cafeína não permite que a adenosina se una aos receptores cerebrais por possuir uma estrutura química similar. Dessa forma a cafeína inibe a função da adenosina originando os efeitos causados pelo consumo de café.

Benefícios do consumo de café

Universalmente conhecido como o composto principal de algumas bebidas energéticas, o café possui uma diversa quantidade de benefícios. Nesse sentido ele servirá como um vigoroso despertador do nosso cérebro, aumentando o nosso estado de alerta, concentração e tempo de reação.

Entretanto, além dos benefícios mais conhecidos a cafeína também está vinculada com a sensação de felicidade. Em outras palavras, a adenosina está relacionada com a captação de dopamina e o consumo de café serve como um catalisador desse processo. Desse modo, beber café regularmente pode ser um poderoso combatente aos sinais de depressão. Contudo, o consumo excessivo de café está relacionado a problemas como insônia, ansiedade e problemas digestivos.

Tudo em excesso pode se tornar perigoso

Apesar da enorme quantidade de benefícios que o consumo consciente de café pode trazer ao nosso estilo de vida, vale ressaltar a importância de nunca exceder o seu consumo. Em outras palavras, o consumo de café em excesso provoca tolerância e dependência. Por essa razão, para consumir essa bebida vale a pena conhecer o nosso corpo para identificar a quantidade necessária para atingir apenas seus efeitos positivos.

Nesse sentido, vale mais conhecer nosso limite que depois lidar com as consequências do abuso da cafeína. Isso por que depois de dependente, deixar de tomar café pode apresentar alguns tipos de sintomas de abstinência. Contudo, deixar de consumir a bebida regenerará os receptores de adenosina a condições normais. Portanto a partir do momento que você apresentar algum sintoma desagradável, quem sabe chegou a hora de dar um descanso dessa poderosa bebida.